Seja em escombros ou no meio de um incêndio, os bombeiros precisam de um auxílio tecnológico para encontrar as vítimas. Como facilitador para essa tarefa, o uso de câmeras térmicas está crescendo nesse meio como ferramenta assertiva na localização de pessoas e também de rotas de fuga.

A partir da tecnologia termográfica, esses equipamentos recebem o calor emitido pelo ambiente, captam a temperatura através da fumaça e localizam pessoas e pontos quentes.

No resgate do desabamento do prédio no Largo do Paissandu, em São Paulo, os bombeiros utilizaram a câmera FLIR K45. Este tipo de equipamento foi desenvolvido especialmente para uso em operações desta categoria conforme as exigências da norma americana NFPA 1801-2103, que representa os requisitos mínimos para soluções de imagem térmica usadas durante as operações de emergência. Para obter esta certificação, os produtos devem atender às especifi cações de projeto, condições de fabricação, níveis de desempenho e testes de interoperabilidade, usabilidade, qualidade de imagem e durabilidade.

Além disso, o equipamento deve ser preparado para suportar altas temperaturas sem prejudicar a medição e captação de imagens. Em locais escuros e que possuem muita fumaça, o aprimoramento de câmera como o Flexible Scene Enhancement (FSX) ajuda a mostrar as estruturas e melhorar os detalhes das cenas captadas.

O FSX é um algoritmo que cria uma imagem nítida e clara, mesmo em situações de baixo contraste, facilitando a localização da equipe de bombeiros em ambientes de baixo contraste e que são difíceis para identifi caro que está acontecendo, além de promover melhor entendimento do cenário. De acordo com Diego Ferreira, gerente de Vendas para os negócios de Fire da América Latina da FLIR, a tecnologia de imagem térmica auxilia não só o resgate, mas também garante o sucesso da operação.

“Sabemos que nessas missões, os bombeiros trabalham contra o tempo para conseguir salvar vidas. Ter em mãos uma câmera que capta imagens nas situações mais adversas ajuda no reconhecimento situacional e melhora a segurança das equipes.

O resultado é uma maior probabilidade de resultados positivos”.

Sobre a FLIR

A FLIR é líder no mercado mundial de imagens térmicas. A empresa projeta, desenvolve, comercializa e distribui tecnologias que aumentam a percepção e o conhecimento de seus usuários. Produz soluções inovadoras de detecção na vida cotidiana por meio de sistemas de imagens térmicas, de luz visível, de localizadores, de medição e de diagnóstico, e sistemas avançados de detecção de ameaça. A empresa possui uma subsidiária instalada no Brasil com estoque, centro de treinamento, laboratório de calibração e suporte técnico com alto investimento em investimentos para atendimento. Os produtos da FLIR melhoram a forma como as pessoas interagem
com o mundo ao seu redor, melhoram a segurança pública e o bem-estar, salvam vidas, aumentam a e ciência energética e proporcionam saúde e entretenimento para as comunidades.

FONTE: Autor: Revista Bombeiros Em Emergências
http://www.revistabombeiros.com.br