Congresso Nacional da ANAMT debaterá papel do médico do trabalho na saúde primária

Cerca de 45 milhões de brasileiros trabalham em empresas com acompanhamento de médicos do trabalho – que muitas vezes representem o contato mais acessível para orientação médica adequada. Com base neste importante papel, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho-ANAMT organiza, entre 30 de abril e 2 de maio, o 18º Congresso Nacional ANAMT. O evento, que é o maior encontro de Medicina do Trabalho no país, acontece pela primeira vez na região norte. A cidade escolhida é Belém (PA) e as inscrições já estão abertas. O tema central do evento é “O papel do Médico do Trabalho na atenção primária de saúde”.

“A Saúde Integral é uma das competências da Medicina do Trabalho. Para ter uma população saudável na empresa, o médico do trabalho deve observar não apenas os fatores relacionados à ocupação dos profissionais, mas também questões como obesidade, hipertensão, tabagismo e sedentarismo. Programas de prevenção e controle são realizados em empresas e, muitas vezes, o Médico do Trabalho é o profissional mais acessível para muitos brasileiros. Fica evidente como o Médico do Trabalho é importante para a saúde coletiva, e que sua atuação extrapola os limites das organizações”, afirma a presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha.

A programação científica inclui painéis sobre gestão da qualidade de vida no trabalho e cuidados com trabalhadoras gestantes, além da conferência “A política de atenção primária de saúde no Brasil”. A saúde mental terá papel de destaque, com um painel apenas sobre aspectos clínicos, epidemiológicos e restrições de trabalhadores com transtornos mentais. Além disso, o adoecimento mental dos próprios médicos também será objeto de uma conferência.

Na era do big data, o Congresso Nacional ANAMT apresenta o painel “Transformando dados em informações no gerenciamento da medicina do trabalho”. Questões legais e previdenciárias também serão abordadas no fórum “Mudanças na legislação trabalhista” e no painel “Gerenciamento de benefícios e direito médico”.

No total, serão 13 painéis, 3 conferências e um Fórum, além de 6 cursos pré-congresso. O 18º Congresso Nacional ANAMT terá também a XLVII Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, cujas inscrições estão encerradas.

Alcance nacional da ANAMT

Com o 18º Congresso Nacional ANAMT, a entidade que representa os Médicos do Trabalho chega pela primeira vez à região Norte do País. “Queremos integrar a Medicina do Trabalho em todo o Brasil, para fortalecer cada vez mais a especialidade não apenas diante dos Médicos do Trabalho, mas também para toda a sociedade”, analisa a presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha.

“Topamos o desafio de trazer o maior evento da especialidade para fora do eixo Sul-Sudeste, e acredito que foi uma decisão acertada. Além de colaborar para integração, temos certeza de que todos ficarão encantados com a cultura paraense”, finaliza Rocha.

Serviço
18º Congresso Nacional da ANAMT
Data: de 30 de abril a 2 de maio de 2020
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia (Av. Doutor Freitas, s/n – Marco, Belém – PA)
Inscrições, programação científica completa e mais informações aqui.

 FONTE: REVISTA CIPA

Precisa de Ajuda? Fale conosco