Projeto premiado aponta relação direta entre conforto de EPI e segurança de trabalhadores

O conforto de uma vestimenta de proteção contribui para a segurança do trabalhador. Pelo menos foi o que constatou a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, em sua unidade de Rio Claro (SP). Em projeto premiado, a fábrica detectou relação direta entre o conforto de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sua utilização correta.

Em 2017, foi realizado um projeto interno de melhores práticas na fábrica de Rio Claro com os funcionários que usavam vestimentas de proteção química. A pesquisa comprovou que grande parte dos colaboradores estava insatisfeita com o conforto das roupas e não utilizavam corretamente o macacão de segurança que era oferecido.

Por isso, pensando no conforto e na segurança de seus colaboradores, a Whirlpool decidiu trocar seus EPIs de proteção química e implementar as vestimentas DuPont™ Tychem® 2000 e ProShield® 50. Com a troca, foi reduzida em 90% a sensação de calor e desconforto dos trabalhadores, o que alcançou 100% do índice de utilização correta desses EPIs.

“Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado. Saber que todos os nossos colaboradores estão utilizando de forma correta seus equipamentos de proteção sempre foi nossa prioridade”, ressalta Vinícius Tokuda, diretor da unidade da Whirlpool em Rio Claro. Em paralelo a essa solução, a empresa também promoveu a conscientização ao oferecer treinamentos e atualizações dos processos de segurança internos.

O projeto resultou no fim de relatos de comportamentos inseguros no uso de equipamentos de proteção, além de redução de 90% na sensação de desconforto dos trabalhadores, conforme nova sondagem feita com funcionários.

Prêmio

O projeto da Whirlpool sagrou-se campeão da Categoria Química do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador 2019. Em sua nona edição, a premiação reconhece e divulga as melhores práticas de empresas e estudantes que aplicaram ou sugeriram tecnologias DuPont para melhorar o trabalho e a segurança dos profissionais de indústrias variadas.

“A Whirlpool não entende o EPI somente como item obrigatório, ela vai além, disseminando a prática da sua utilização em forma de campanhas, treinamentos e total envolvimento dos seus funcionários”, afirma Tokuda. “Esse projeto, que resultou na utilização do macacão adequado de acordo com nossos procedimentos, foi primordial para garantir a saúde o bem-estar dos nossos colaboradores”, conclui o executivo.

FONTE: REVISTA CIPA. 11/05/2020.

Precisa de Ajuda? Fale conosco